18 de janeiro de 2011

Nova Censura e a Lei Ant-Otaku!


Matéria Completa aqui!
A lei Anti-Otaku criada pelo governador de Tokio esta fazendo um reboliço na Internet pela desinformação geral, então diretamente do Japão estarei esclarecendo os fatos para os otakus & okamis (termo carinhoso de tratar as otakus mulher) do Brasil.
O primeiro site a comentar esta lei "cruel" foi o Otaku PT de alem mar Portugal (veja aqui)...
Vejamos o contexto agora atualisado com novas informações diretamente do Japão:

A lei promovida pelo governo metropolitano de Tóquio foi aprovada em comité e assembleia geral com o apoio de partes do Partido Democrático Japonês e do Comité da Moral e Bons Costumes... Criada pelo Governador de Tóquio Shintaro Ishihara "guarde bem esse nome" a lei visa proteger e promover o desenvolvimento saudável dos jovens, para tal proíbe qualquer conteúdo que possa “prejudicar” o seu correcto desenvolvimento.
Agora paro o artigo de lei para informa-los quem é o "santo" governador de Tokio Shintaro Ishihara que já se meteu até com a eleição do Rio de Janeiro como cidade-sede dos jogos Olímpicos de 2016 (matéria publicada pelo jornal O Globo vejam pois é importante).
E dentro do PD bem como no Comité MBC à maioria dos apoiadores são senhores e senhoras entre 40 à 85anos que nada sabem da atual cultura otaku e ainda assim á condenam.

Voltando a matéria... Que implicações terá esta lei?
Por muitos é considerada uma lei Anti-Otaku quando algum conteúdo é pura e simplesmente proibido enquanto outro considerado “prejudicial” é atirado para a secção de entretenimento para adultos mas que no geral ataca a uma cultura em especifico.
A lei vai pura e simplesmente limitar a liberdade criativa dos autores e as editoras deixarão de apoiar determinados projectos que podem ser mais sensíveis e rejeitados levando a um desperdício de recursos e muitas mangas serão canceladas devido à falta de uma revista adequada para o setor que deixará de existir.

Segundo as investigações da imprensa que também será afetada pela lei em sua liberdade...
Alguns escândalos vem sendo publicados pelos sensacionalistas de pouco credito, sendo:
O Governador tem seu primogénito "primeiro filho" adepto as culturas EMO, Otaku e também perece de vicius duvidosos "em off crack/cocaína".
O Governador é visto traindo sua esposa em ambiente suspeito acompanhado de mulheres de vida fácil "prostitutas" junto aos amigos em um banho de saque ; sexo.
Como a midia confiável "jornais e revistas de renome" estão acoados pela nova lei a desinformação e informações truncadas "confusas" estão favorecendo ao governador e a esta lei que vai gerar muita confusão ainda, veja a baixo...

Via Internet será praticamente impossível adquirir: Mangás / Doujins / Animes / Games.
Isto porque a investida na rais de suas criações feita pela nova lei é dada como golpe culminante que restinguirá a cultura otaku principalmente.
Lendo acima entendemos que o Governador de Tokio em sua soberania e revolta "por ser um pai?" quer eliminar algumas culturas que pervertem "seu filho?" os jovens do japão.
Deixamos claro quem são os vilões e quais serão os primeiros danos da nova lei de tokio.

Agora vejamos quem são os heróis que defendem a cultura Otaku hoje no Japão:
O primeiro ministro japonês Naoto Kan que esta tentando um acordo para amenizar a lei e torna-la nacional seguindo bons critérios e ainda assim liberando muita coisa à TV aberta japonesa "claro que haverá um ajuste forte de idade na censura";
O Figurão da mídia Japonesa Shueisha "dono" que tambem está ajudando ao interesse comercial das produtoras de sub-produtos gerados `a partir dos mangás & animes.
A líder do partido politico "Partido Democrático Social (PDS)" & atual ministra para o Consumidor e Natalidade Mizuho Fukushima que publicamente questionou Ishihara usando as palavras:
"Isso não seria discriminação?"



Agora vamos aos estragos reais que esta lei estará trazendo à Tokio e ao mundo:
Segundo o setor comercial de Tokio em reunião dos empresários a lei desempregará 42% dos trabalhadores logo no seu primeiro dia e podendo chegar à 54,7% até o termino de sua implantação como regente da censura... Isso é muito que exagero! Não não é!!! Vejam:
Com o termino dos mangás e remoção dos mesmos da prateleira o comercio especializado fecha as portas e demite funcionários por não ter "ou melhor não poder" vender.
Logo em seguida industria que fabrica papel e tinta recebera baixas de produção desempregando mais pessoas, que por sua vês atingirá os serviços de revenda, distribuição e entregas de matéria prima e produtos acabados; A avalanche de desemprego segue pois se a TV aberta não pode exibir animes os produtores de animação, estúdios de dublagem e digitalização vão ter de fechar e gerar mais desemprego em tokio.
Com isso o setor de games também sofre seu pior pesadelo "a não divulgação" gerando falecimento das vendas e quebrando a industria que gera mais desemprego.
Sem mangás, games e animes as industrias de entretenimento "parques temáticos, shows, etc" vão cair por terra e serão obrigadas a fechar estabelecimentos e demitir mais pessoas...
Como se não for pouco as empresas de material escolar, brindes "chaveiros", brinquedos e outros derivados que nascem dos animes famosos irão sofrer ou falir em curto prazo.
Será o CAOS total provocando quedas na bolsa de valores, demissões em massa, falências e pode chegar até a provocar guerra civil.

No mundo Otaku o que vai acontecer?
Simplesmente hoje as industrias e divulgadores diretamente ligados ao mundo otaku estão cogitando uma mudança de estado ou até pais para de um modo legal escapar da lei.
Uma reviravolta deste tamanho fará os mangás, animes, etc... sumirem por um ano ou mais da Internet "diga-se aqui: sites serão caçados pela lei sendo obrigados a saírem do ar".
Alguns figurões da Midia Japonesa cogitam mudar-se para a Índia pois a TV não pode ser refém da lei de tokio e com transmissão internacional eles não perderiam os bilhões de sua receita anual "diga-se em ultima instanciá".
Já algumas produtoras em retaliação ao governador disseram ver o Brasil como uma boa opção para a criação de mangás, doujins, games e sub-produtos do setor "lembrem-se o governador odeia o Brasil em especifico o nosso querido rio de Janeiro".
Por esta semana são estas as noticias "infelizmente o governador e o comité estão trancados e não aceitam dizer a palavra negociação" vejamos na próxima semana.



E meus animes como vão ficar?
Simplesmente vão parar de ser fabricados por serem proibidos por lei de serem exibidos.
A censura da nova lei a grosso modo diz o seguinte: "Se nas imagens existir"
Curvas corporais "roupa que mostre desenho dos seios" é 14anos = TV aberta após 20hrs.
Mostra detalhes do corpo "camisa com decote nos seios" é 16anos = TV a cabo após 20hrs.
Mostra calsinha ou sutiãn é ecchi de 18anos = TV a cabo após 22hrs.
Mostra sensualidade é hentai 21anos= somente DVD com apresentação de documento c/foto.
Mostra sexo entre parentes é cadeia pro autor e processo pra quem vender.
Mostra sexo entre espécies (humanos c/ animais,demónios,etc) é cadeia pra quem for pego com esse tipo de material impresso ou virtual.
Como exemplos:
Bleach vai para TV a cabo após as 22hrs, One Piece vai pra TV a cabo após as 20hrs e Naruto fica na TV abertas após as 20hrs com barras de censura.
Tantei Opera milky holmes vira lolicon e vai dar cadeia pro autor e processo pra quem distribuir o anime em Internet ou midia impressa.
H.O.T.D. Somente no DVD para maiores de 21anos com documente de identidade.
KissXSis torna-se material proibido por lei "insesto" e pode dar cadeia ao autor.
E por ai vai a nova censura da lei de tokio MP valida para mês 3 de 2011 sem data terminal.



EDIT: 01 - Japão sábado 18/12/2010 à 07:25hrs
O governador de tokio declara que não vai mudar a lei e nem permitir que ela será alterada de modo algum em seu contesto e que já tem a permissão para detonar qualquer tipo de midia impressa ou virtual interior a lei seja lá onde ela estiver.
Sites com domínio (.com/.org/.net ou .jp) devem remover todos mangás, doujins, kanjikins (tirinhas de jornal), animações, games e outros conteúdos de mídia pervertidos e proibidos que serão anunciadas até dia 22/01/2011 pelo comité da moral e bons costumes que será a gestora da nova e "permanente" censura.
Nas palavras de Shintaro Ishihara: "- enquanto meu mandado for valido não permitirei que pessoas sem moral e interessadas somente no lado comercial deturbem, contaminem ou alterem minha lei, esses "otakus" de mente pervertida confirmam apenas a urgência da implantação da lei não só em tokio mas neste pais inteiro antes de poluirmos nossos jovens...." e termina dizendo que fará um novo pronunciamento em breve.
Comentário pessoal:
"-seria um tempo para engolir esse gato de unhas longas pela garganta abaixo?".


EDIT: 02 - japão domingo 19/12/2010 à 01:20hrs
Infelizmente a MP da lei "Anti-Otaku" agora pode ser chamada de Lei de Tokio e estará vigente até o final de 2013 onde poderá ser contestada pelo sucessor do Governador na transição de poder (somente dali em diante).
Também aproveito para dizer que os empresários e comerciantes japoneses que irão ser diretamente afetados pela lei estão se munindo para uma guerra judicial que começará em breve e levara um amontoado de processos contra o governo de tokio por prejudicar a livre negociação de produto até então legal.
Infelizmente retornamos ao Brasil neste dia 21/12 e esta poderá ser a ultima atualisação em tempo real do que esta ocorrendo sob as cortinas de tokio.


EDIT: 03 - ultima cobertura e com atraso 20/12/2010
Estamos voltando para casa então será rápida a atualisação...
Segunda-Feira Judicial em Tokio: O comité unificado (o qual já comentei antes) junto ao sr. Primeiro ministro entregaram as portas do Palácio de Tokio sede do governo estadual um amontoado de processos judiciais, precatórias e contratos ante datados à lei...
Os processos visam preservar as leis federais do livre comercio e distribuição de produtos e bate forte na base da nova lei de censura imposta "lei anti-otaku".
Já as precatórias de múltiplos setores mostram ao governador que Ishihara que ele impedirá que tais títulos sejam cumpridos por parte do beneficiado e como tais notas governamentais foram emitidadas pelo mesmo "em miúdos ele vai quebrar o acordo no seu contexto e deixar de receber milhões de dólares"... Também foram entregues contratos comerciais entre o governo de tokio e industriais que serão prejudicados com esta lei, segundo fontes seguras dentro do próprio governo "aqui o jornal não dis
Governador encurralado!!! Lei na Berlinda! Não espanta saber que no momento onde a lei bate contra os grandes industriais, distribuidores e comércio de tokio e balança a bolsa de valores "com sua pior queda nos últimos 30anos" alguém daria um grito de basta!
Para o mundo Otaku que pouco sabe de politica e menos ainda dos segredos impresáriais fica aqui a noticia "Eles tem poder e estão usando!"...
Agora não sei como a "lei de censura de Tokio ou popularmente chamada de Lei-Anti-Otaku" vai ficar, mas o governador Ishihara tem duas saídas neste momento e acredito que esta foi sua idéia desde o inicio, vejam: A lei pode ser redigida de acordo com termos mais brandos e tornar-se nacional "valida em todo Japão" desde que não complique interesses comerciais de modo tão agressivo e com suavidade no seu vigor e implantação "dando tempo para todos se ajustarem", e ou... Simplesmente cancelar a lei e perder o apoio de seus comités gerando até queda de popularidade e credibilidade de seu nome e empresas "o que duvido que Ishihara faça ainda mais agora neste momento critico".
O primeiro ministro japonês sorri em coletiva à imprensa: "- Nós políticos sérios que queremos tanto o bem dos jovens como do pais acordamos que a censura precisa ser revisada e ajustada aos tempos modernos, no entanto não poderíamos aceitar termos prejudiciais aos empresários e população porque este pais cresceu e esta vivo graças ao seu povo que se empenha todos os dias..." bla bla bla más foi bonito o discurso (gostei muito) e principalmente quando um repórter no final diz: "-e o governador de tokio sofrerá alguma coisa por isto sr. ministro?" ele simplesmente se vira ao repórter e sorri sem falar nada...
As próximas novidades devem vir de brasileiros que estão a trabalho em tokio.
Continuem se informando porque a lei ainda não morreu e algumas coisas podem mudar, más que a censura aos animes será feita seja suave ou radical ficou como fato inevitável para 2011 e estaremos de olho para vocês!


EDIT: 04 - cobertura em parceria Brasil & Tokio 21/12/2010 as 23hrs
O site Otaku PT "de nossos irmãos de língua alem mar" publicaram que sites web e aparelhos portáteis não sofrerão com a "lei Anti-Otaku" artigo156 do cod. penal de Tokio e possivelmente artigo 308 da lei japonesa se as negociações correrem bem entre comités, ministérios e senados na próxima reunião prevista para o inicio do próximo ano cristão (seria logo após as festas).
O artigo do site OtakuPT esta neste link (clique aqui) para ver a matéria original (PT/PT).
Também recebemos noticias diretamente de Tokio dos amigos brasileiros que lá estão.
Segundo seus comentários existe um equivoco na publicação do site de Portugal que seria esta: "Todo e qualquer anime/mangá/game/etc considerando-se conteúdo para maiores de 21anos poderá permanecer sem alterações porem o ícone R18! (censura 18anos) deve estar em destaque ao conteúdo ou anexo ao mesmo tornando-o uma midia digital não dirigida aos jovens e sim aos pré-adultos de 18 com permissão dos pais ou adultos maiores de 21anos" ou seja existe sim um censura ao invés da destruição da mídia como havíamos informado anteriormente.
Isso reflete os primeiros resultados da Segunda-Feira Judicial de Tokio conteúdo o qual somente e em primeira mão fora publicado por nós da ZMTV graças aos esforços de nossa equipe que estava pessoalmente acompanhando os fatos em tempo real.
Se já podemos comemorar? Não! nem deveríamos, isto é um tipo de sinal que o governador Ishihara irá ceder a pressão das massas e dos grades nomes japoneses porem podemos dizer que há muita agua para rolar por esta ponte que liga a nova censura ao fim da lei "anti-otaku"...
Estaremos acompanhando o andamento das novidade e publicaremos assim que possível.

Não se animem demais...
A verdadeira batalha vem agora no grande senado perante ao imperador e seus ministros.
Vejamos o que o governador Ishihara vai aprontar lá "ele não largar esse osso tão fácil!".



EDIT: 05 - Brasil & Tokio - Prologo da nova censura - 22/12/2010 as 3hrs
Algumas revistas japonesas questionam: "-Qual seria o novo critério de censura?"
Perguntam ao Primeiro Ministro Naoto Kan que em poucas palavras passa ao seu assessor o direito de resposta ao jornalista entrevistador... Naoto kan diz:
"-Eu não tenho pleno conhecimento do setor por este motivo meu assessor que está melhor informado responderá por mim esta questão" Como as paginas e a matéria é grande então farei um resumo aqui segundo entendemos a resposta do assessor do ministro....
Segundo nossa interpretação e usando animes recentes seria assim a nova censura (proposta na lei nacional pelos comités unificados), seguem os exemplos:
Tantei Opera Milky Holmes - qualificado como adulto (R18! ou 21anos) por haver um personagem que se dá ao anime uma conotação sexual e apologia aos maus costumes conhecidos como: lolicon/sadomasoquismo (somente dvd ou tv a cabo com bloqueio de acesso a menores).
Shinryaku! Ika Musume - adolescente (14anos acima) porque exibe violência entre jovens e tem suaves demonstrações de sexualidade (ps: pode ser exibido em tv aberta).
Bakuman! - LIVRE - por tratar-se de uma história onde jovens lutam para atingir sua meta e vivem um cotidiano escolar aceitável fâs do anime livre e podendo ser exibido em qualquer horário ou rede de televisão.
Iron Man - Co-Censurado pela Marvel Comics ele foge as leis do Japão tornando-se livre.
Kuragehime! - Adolescente 16anos - por exibir cenas de transformismo (garoto se vestindo de garota) ele não poderia ser exibido antes das 21hrs e com tarja de censura na tv aberta.
(ps: um grande avanço em relação a lei de tokio que o taxou como imoral e pervercivo devendo ser eliminado de qualquer tipo de midia)
Bleach/One Piece/Naruto - adolescente 14 anos - lembre-se que na lei de tokio "lei anti-otaku" eles teriam censura pesada e na lei "proposta" do Japão eles teriam censura porem não deixariam a tv aberta apenas teriam de ajustar tarja de censura e horários.
Ao nosso ver não é mal negocio, já que infelizmente os animes estavam perdendo em história e tomando um rumo a moda brasileira se focando em seios e bumbuns, agora a qualidade da animação (se aprovada a lei nacional) deverá ganhar com isso.
Muita gente não vai ficar feliz porque os Ecchi em 99% de seus títulos também vão acabar passando de livres para censura adulta R18! e proibidos na tv aberta;
Destaco ai géneros como Queens Blade, Fortune Arterial & Hight School of the dead.
Más por outro lado acabariam as versões (sensored & unsensored ou uncut) já que é pra ser ecchi e com censura 18anos pode exibir seu conteúdo sem tarjas ou borroes como Hyakka Ryouran - Samurai Girls usa para driblar a censura atual.
Com isto me dou até que por satisfeito e estou a favor do Primeiro Ministro, crianças de 12 anos realmente não precisam de conteúdo sexual nos animes/mangás e sim de boas histórias com belas imagens que gravem mensagens de coragem para enfrentar um futuro próximo.



EDIT: 06 - A batalha é no senado japonês- 23/12/2010 as 19hrs
Aproveitando a matéria vou esclarecer algumas duvidas gerais e questões dos usuários do site e amigos que me enviaram mensagens com suas perguntas...
A "lei Anti-Otaku" artigo156 do cod. penal de Tokio esta em conflito com o possivelmente artigo 308 da lei japonesa pois ambos tratam um mesmo assunto por meios diferentes.
O artigo 156 de Tokio no seu conteúdo acabaria com varias produções de midia incluindo livros, dvds, arquivos web, etc... e até matrizes digitais das tvs no seu setor de ante datados o que seria realmente o fim de vários animes ecchi/hentai e de títulos ousados tanto das lojas como da Internet segundo a visão e pretensão do governador Ishihara;
Mas a lei proposta como artigo 308 do Japão visa preservar o livre comercio dos dvds, livros e midias fisicas visando legislar sobre nova censura mais rígida incluindo-se quaisquer forma de midia fisica, digital ou que venha a existir antedada (antedada é antes da lei ser criada).
O que esta ocorrendo no conflito:
Dentro do debate onde 83% dos votos são a favor do artigo 308 e apenas 17% do artigo 156 "Anti-Otaku" fica o desconforto na remoção do artigo 156 que é estadual e sob os cuidados da soberania das leis de Tokio "ou seja esta nas mãos do Ishihara".
Como "Tokio" não aceita os termos do artigo 308 alegando serem ineficaz contra a perversão dos jovens seus comités tentam manter os termos do artigo 156 vivos para debate.
Em outras palavras estão forçando as percentagens pois justamente dentre os 17% contra o acordo vem dos votos dos comités de "tokio" e alguns poucos simpatisandes a medidas radicais (vale lembrar que dentre esses 17% apenas 0.4% são votantes abaixo dos 40anos de idade segundo a pesquisa publicada em pequenos jornais diários do Japão).
A lei de tokio apesar de estar fraquejando ainda não esta morta!
Pelo contrario ela pode manter-se ativa de Março de 2011 até o termino do segundo mandado do governador Ishihara que ainda deve durar mais ou menos 3 anos.
Segundo o jornal do comercio de tokio os industriais, comerciantes, distribuidores e até as redes de televisão dizem que se Tokio insistir no artigo 156 que alem de muito rígido pode levar muitas firmas a falência eles irão se mudar de cidade e trabalhar nas cidades visinhas sobre a censura do artigo 308 que por ser mais justo não prejudicará tanto suas empresas.
Ganhamos mais uma batalha com esta pressão e pré-votação do senado porem a guerra contra a lei "Anti-Otaku" ainda não acabou e promete dar muita preocupação no futuro.



EDIT: 07 - Ishihara contra ataca e forte! - 26/12/2010 as 14hrs
Tokio lança lei contra evasão fiscal que obriga as empresas, industrias e comercios em geral permanecerem em Tokio ou pagarem multa bilionária para sair do estado.
Esta nova MP caio como uma bomba no senado e virou a mesa a favor da lei 156 "anti-otaku" contra o artigo japonês 308 que é a nossa grande esperança.
A medida provisória também abalou forte a bolsa de valores e esta gerando um grande desconforto aos empresários de Tokio que agora precisam derrubar mais esta MP antes de contra atacar o artigo 156 e com isto o governador de Tokio ganha tempo para se munir novamente e continuar impondo suas medidas "cruéis" a qualquer custo.
Até o imperador japonês falou: "-ministros e governadores indefere o resultado eu quero seus nomes e responsabilidade por seus atos declarados para posteridade".
Isso reflete que não importa quem ganhar se der algo errado as famílias dos responsáveis podem se preparar para 3 gerações de falência "é um costume japonês, más muito eficaz".
Com isto encerro este up-date com tristeza pois a guerra contra o artigo 156 que mostrava sinais de vitória voltou ao zero e as batalhas prometem serem mais difíceis daqui em diante.
Assim que recebermos mais novidades de Tokio estarei publicando para vocês.


EDIT: 08 - O tiro saio pela culatra Ishihara! - 28/12/2010 as 02hrs
A revista semanal que publica o balanço comercial de Tokio mesmo que atrasada para chegar nas bancas más confirma o que o mercado de consumo já sabia!!!
Os Otakus tem poder de consumo e usaram esse poder seriamente durante o temor as medidas carrascas da "lei Anti-Otaku" onde vários records de venda foram quebrados.
Os records registrados atingiram de mangás/doujins até dvds e games destacando a força da animação japonesa no fortalecimento de títulos como o game record Kami nomi CD2.
Produtores, gravadoras e a industria diretamente ligados comemoram o esgotamento completo de seus estoques de recém-lançados e títulos antigos no mercado varejista.
Agora a melhor parte: As redes de TV a cabo "por assinatura" compraram todos os títulos de animes disponíveis e até os que estavam em projeto de lançamento, segundo o especialista do mercado televisivo Kanoto Koushi as redes pagas estão prontas para apostar na lei japonesa artigo 308 e se preciso mudar de estado ou de pais para manterem o mercado da véz!
O mercado da vez é o mundo Otaku que se mostra responsável, altamente consumista e capas assim contradizendo as palavras do governador de tokio Ishihara que diz: "os otakus são vagabundos, parasitas e pervertidos que precisam desaparecer do pais".
Agora vejamos como será o andamento da parte governamental de tokio que enfrenta os direitos das redes televisivas e impressa de abrir filiais e transferir funcionários de um estado ao outro sem precisar tirar sua sede de tokio e assim obedecendo a lei imperial artigo 308 e assim fugindo do artigo 156 imposto a força até o momento.
Ao surgir novidades no andamento desta guerra estarei publicando com maior brevidade desculpem o atraso más aguardei a confirmação de fonte confiável para noticiar os eventos.


EDIT: 09 - As diferenças entre artigo 156 e 308 - 28/12/2010 as 16hrs
Primeiro veja como funciona o sistema que leva os mangás/games/animes japonês atá a sua casa em qualquer lugar do mundo e em todos os idiomas... [vide imagem abaixo].


O artigo de lei 156 soberano em Tokio ataca diretamente a primeira linha entre mangakás e as Editoras e Revistas e também ataca os Desenvolve dores e Produtores de games em geral.
Suas medidas levam punição nesta parte fundamental do processo (no berço) e com duras penalidades e restrições fazem todo o mecanismo parar antes mesmo de começar girar.
O artigo de lei 308 soberano em todo Japão (assim que vigente) vem legislar censura sobre a linha vermelha e intitular conteúdo produzido e em nada interfere nas engrenagens do sistema (claro que algumas coisas vão mudar porem não irão acabar simplesmente).
Se por um lado o artigo 156 "Lei Anti-Otaku" simplesmente é nociva a toda engrenagem e financeiramente inviável nos tempos atuais o artigo 308 é a salvação apesar de impor algumas regras mais duras como obrigar a criação de novos selos de censura e tarjas restritivas bem visíveis (sabe aquelas tarjas nos remédios? seria mais ou menos isto...
Neste dia 28 os trabalhos no senado, ministérios e governos japoneses irão ter uma parada até o dia 02 do próximo ano Cristão devido as comemorações nacionais que coincidem em data mas diferem em conteúdo... Mesmo sendo assim eu estou trazendo esta informação vital e educativa aos Otakus de língua portuguesa pois prevejo claramente os novos fatos de 2011 e para poder publica-los é vital que este conhecimento chegue até você agora.
Encerramos as atualisações de 2010 por aqui e assim que chegarem novidades do Japão em 2011 continuaremos com a cobertura dos fatos já que os mesmos nos atingem diretamente como transmissora de acervo digital (ZMTV Canal a cabo) e Fànsite da web (de meu nome).


EDIT: 10 - Site OtakuPT confirma dados da ZMTV - 30/12/2010 as 13hrs
Segundo o site OtakuPT dos nossos irmãos de alem mar publica neste mesmo dia noticias que vem confirmar nossas informações obtidas em furo jornalistico ainda em Tokio...
As milhares de assinaturas ignoradas e ridicularizadas pelo governador Ishihara já comentadas aqui são confirmadas no site OtakuPT (veja aqui o site deles).
Também é confirmado a intervenção empresarial como já falamos em detalhes e é adicionado o {epic.FAIL} da Tokyo International Anime Fair 2011 devido a lei.
Não havíamos comentado sobre a Kadokawa e algumas outras curiosidas lá publicadas bem como as imagens "Ant-Ishihara" más bem merecidas ao nosso ver por isto nós fortalecemos esse protesto visual em forma de sátira com essa ré-edição rápida da imagem:




O que há de novo na noticia?A novidade é que ganhamos credibilidade na informação postada em primeira mão dias a frente dos nossos conterrâneos portugueses e graças ao renome e confiabilidade deles no mundo otaku a nossa staff pode dizer que executou um trabalho informativo exemplar.

Temos outras novidades porem estamos aguardando confirmação oficial dos fatos.

Em 2011 a guerra Otakus VS Ishihara continua... Até lá fica uma frase bem carioca para quem odeia tanto o nosso lindo Rio de Janeiro: "-Toma Crew Mané!" rsrsrsrs.

EDIT: 11 - Direto do Japão art.308 é aprovado!!! - 06/01/2011 as 13hrs
O artigo 308 lei da censura e regulamentação de distribuição para conteúdo áudio-visual que irá legislar diretamente sobre todos mangás/animes/games/etc do japão foi aprovada neste dia 06/01/2011 e receberá o selo do imperador nos proximos dias assim subjugando o artigo 156 do governador de Tokio Shintaro Ishihara que será totalmente restrito ao mesmo estado.
O tão temido artigo156 agora só pode funcionar em Tokio! o que irá forçar os industriais, empresários, publicitários, comerciantes e até otakus a tomarem algumas medidas.
Já que os mangás/animes/games/etc... não irão poder ser criados, fabricados e exibidos em Tokio segundo as duras regras do artigo156, muitas mudanças estão vindo ai!
Segundo F.Mayjo, os Otakus mais radicais e com melhores condições financeiras já estão providenciando as malas para abandonar Tokio durante esse período "Ant-Otaku" más eles comentam que não irão mudar seu direito de voto pois pretendem impedir um terceiro mandado de Ishihara ou qualquer um ligado ao mesmo custe o que custar.
Este fato histórico está sendo chamado pelos populares das cidades vizinhas da grande capital como: "a queda do gigante" referindo-se a grande perda física e pessoal do estado.
Seguem as noticias:
As empresas Geneon, Bandai e a Tv Tokio "todos bem conhecidos por nós otakus" anunciam abertura de suas "filiais" nas proximidades de Shiba (ali na região montanhosa da Shiba TV).
E com isto já sabemos que muitos animes serão diretamente prejudicados com atrasos e até abandono de alguns títulos pois irá haver falta de produção e exibição dos mesmos;
Já o mundo do mangá será ainda pior! 87,5% das prensas "maquinas que imprimem e paginam os mangás" estão em Tokio e já prevemos uma parada drástica nas publicações do mês 04/2011 em diante atingindo até os famosos "Bleach, Naruto , One Piece".
E mais:
Novos endereços das empresas e mais brasileiros que estão legalmente "ou nem tanto" no Japão voltam a trabalhar com salários bem gordos pois a situação pede urgência!
Nos estados vizinhos à Tokio a grande procura por instalações ou regiões para reconstrução e alocação de nível industrial "o que era boato agora é fato e corretores fazem festa".
Os grandes "aqui me refiro de MAD HOUSE à Tv Tokio e ATX" não fazem alarde más a boca pequena já sabemos que estão no ritmo de mudança pois recentemente seus funcionários foram intimados a assinar um "termo de silêncio" ao qual os mesmos não podem dizer nada sobre seus trabalhos ou sobre à empresa mesmo que seja para a família.
Nós soubemos deste fato por um "bom amigo" funcionário destas, porem iremos nos reservar ao direito de proteção à fonte da noticia para que o mesmo não perca seu emprego.


Mudanças e época de seca!

Realmente parece que teremos alguns meses sem mangás/animes/games/etc sendo lançados.
O que reflitirá em uma parada forçada do setor, salvam-se os 8,5% das industrias e produtores que tem sede fora de Tokio e vão acelerar seu ritmo tentando absorver o máximo possível dos demais 91,5% da industria responsável por nossos mangás/animes.
Pelos números fica mais claro ainda que a segunda temporada de 2011 está totalmente comprometida a sofrer atrasos e podendo acabar na primeira temporada de 2012.

No momento é isto que temos confirmação, retorno assim que tiver noticias confirmadas por fontes seguras e então as publicarei (desculpem alguns comentários extras).



EDIT: 12 - Artigo lei 308 agora é realidade. - 10/01/2011 as 18hrs
Como previamos agora é verdade o artigo 308 válido para todo Japão recebeu o selo do imperador e vai ser responsável pela censura áudio-visual do pais à partir deste mês 06 de 2011 o que é um alivio e um trabalhão de ajustes ao mesmo tempo...
A censura irá ter seu próprio selo e qualquer produto comercialisado ou exibido sem este selo será dado como ato criminal e punido com rigor podendo chegar a 15anos de cadeia sem fiança para quem divulgou ou exibio, más calma a lei 308 é boazinha por outro lado.
Ao contrário do artigo 156 valido para Tokio à partir deste mês 04 do mesmo ano e que vai fazer um estardalhaço condenando a tudo sem perdão, o artigo 308 chega calminho bem próximo à censura brasileira que conhecemos bem e assim colocando horário para tudo.
Legislando sobre: mangás, revistas, jornais, animes, filmes, musicas e até mídia web a lei 308 irá dar seu selo de censura conforme o que ver, ouvir ou ler...
Ou seja mesmo que tentarem burlar a lei com luzes ou tarjas "o que será inútil" a lei verá á história que compões tal imagem para definir qual faixa etária (idade) a mesma é destinada.
SUB EDIT: Exemplos da nova censura segundo art. 308.
Como dito acima na Tv aberta, UHF, cabo ou até Wi-Fi a censura não proibirá nada, apenas dirá qual horário pode ser exibido e o programa terá aquele preview "recomendado para XX anos de idade minima" antes de sua apresentação como já é feito no Brasil.
Já na midia impressa (dvds, mangas, etc) o mesmo terá o selo como os dos games (R18 eroge 18 anos) por exemplo se um anime DVD for 14 anos basta apresentar um documento que comprove que você tem 14 ou mais que a compra torna-se legal sem problemas...
O que realmente vai dificultar é o comercio internacional durante este período de transição porem discutiremos isto em breve após apresentação dos termos que definem regras de comercio, importação e exportação segundo os sub-artigos da mesma lei.Como um exemplo "polemico da ultima temporada de 2010" Yosuga no Sora com ou sem tarjas seria anime com selo adulto "hentai-médio" com horário das 00:00 ás 04:00hrs o que por um lado parece ruim por outro é bom crianças não teriam fácil acesso a tal conteúdo e as versões com censura seriam inúteis já que o horário permitirá exibição direta da versão uncut (sem censura).
Outros fatores também são favoráveis, qualquer tipo de mídia impressa ou virtual pode ser distribuida assim que receber o selo de censura, seria como a censura do tabaco (cigarros) no Brasil que pune o comerciante que descumprir a regra (neste caso a idade do comprador).
Más as mídias antigas sem selo tem de aguardar até 2012 para voltarem as prateleiras das lojas pois o pais tem muita coisa para "selar" e a prioridade será o que está agora ou será lançado em breve e os horários de programação nas emissoras de tv que já previam por isto estão quase ajustados um ou outro programa deve mudar de horário.
Porém quem não deu muita importância "TV SHIBA por exemplo" terá de mudar todos os horários de sua programação e passar por um rebolisso até acertar-se conforme manda a lei.

Encerro por aqui pois estou aguardando publicarem as regras de censura nos diários oficiais.
Devemos retornar com os termos redigidos de censura e exemplos práticos em breve.


Governo japonês mostra os termos de ambas as leis e coloca um fim a batalha!
Finalmente após meses de arduas batalhas judiciais chegamos a um final, que não vai agradar a todos porem ao meu ver está quase que satisfatório à cultura Otaku.
O artigo de lei 156 "Lei ant-otaku" do governador Ishihara fica valida somente em Tokio e até o ano de 2013 podendo ser renovada ao gosto do sucessor ao cargo "o que é ridiculo".
O artigo de lei 308 "Lei de censura Imperial" é valida para todo Japão e deve ser adotada em breve pelo governador da China em breve segundo a reportagem publicada no diario oficial.
Acabaram-se as chances de Tokio continuar sendo a Meka dos mangá e da animação, os grandes nomes e marcas estão abandonando suas instalações e se espalhando pelo pais.
O governador "do pré-conceito" Ishihara e seus comites conseguiram destruir Tokio sem precisar de um terremoto "magnitude 8.0" com seu péssimo senso comum.
Em contra partida outros estados festejam a chegada das grandes industrias do mangá, anime e até de alguns estúdios de cinema que antes pertenciam à Tokio.


Vamos ao que realmente interessa: Os termos das leis!

Lei 156
Em diario oficial os termos tecnicos e complicados querem apenas dizer:
O termo de proteção as jovens mentes dis que qualquer apresentação publica de nudez, violência e interação sensual entre pessoas é de divulgação apologica proibida.
-Traduzindo o que isso quer dizer: "se tiver porrada, beijo, coxas e seios é proibido" ou seja eles pretendem voltar aos Teletubes e olha lá em! pode ser que encontrem algo errado ai.
Como 99,5% do conteúdo dos mangás, animes e filmes tem como base boas batalhas e ou romances podemos dizer que em Tokio é proibido, vejo uma falência em massa dos Cines!
Apesar que a lei tem uma brecha que permite tudo e qualquer coisa nos cinemas adultos ou seja agora filmes de ação em Tokio é igual ao pornô no Brasil (só para maiores de 18anos).
Com isto é o fim da animação EM TOKIO, más como os canais de TV não são só de tokio a lei é um grande embuste e de nada vai valer para as antenas parabólicas que devem vender muito!
Infelizmente a lei pega em cheio as industrias e o sistema à cabo o que é triste porque pode prejudicar a qualidade das raws que os fansubbers recebem.


Lei 308
Em diario oficial os termos tecnicos e complicados querem apenas dizer:
Que como previamos a lei "vai por ordem na casa" sem proibir ou julgar ninguém aceitando todo tipo de conteúdo desde que direcionado corretamente ao seu publico por ordem etária.
Ao analisar friamente concordo com a lei imperial em gênero, grau e numero vejam:
O termo de proteção as jovens mentes como existe na lei de Tokio aqui também atinge aos otakus porem com sabedoria e bom senso diferenta de "lá" que foi radical ao extremo...
Traduzindo isso quer dizer: "se você tiver idade para entender e absorver a informação" então seu acesso a tal conteúdo é permitido e tem horário certo seja na TV e se proibido tem DvD.
A base do julgamento da censura será assim:
- Violência: verifica-se em qual contexto (se for o bem contra o mal é livre, se for campeonato já é 14 anos e se for gratuita "sem motivação" é somente para 18 anos).
- Sensualidade: indiferente da historia é 14anos, mas o contexto também será revisado e caso o mesmo traga uma carga extra pode chegar a censura 18anos.
- Proibidão! incesto, extrupo, hentais e pornô em geral são censura 21anos e apenas para DVD ou cinemas a Tv está totalmente proibida de apresentar tais programas em quaisquer horario.
- Ecchi: o gênero ficou um pouco marginalizado porem liberado para TV com censura 18anos e após a meia-noite com a tal da tarja preta avisando a censura antes de ser exibida.
As séries famosas como Naruto, Bleach, One Piece, Fairy Tail ganham avaliação variável "isto é" mensalmente será re-julgada e se mudar o rumo da história o horário deve mudar também.

Em resumo, a previsão feita aqui com base nas informações recorrentes são validas.
As tarjas serão aplicadas no Japão como aqui são aplicadas aquelas paradas de tela antes dos programas onde informam o tipo de programa e a idade minima para ver tal conteúdo.
Ao meu ver é perfeito, porque crianças de 8 anos realmente não tem o porque ver animes como Fairy Tail ou mais complexos ainda, para eles tem o eterno Pokémon.


Notinha aqui de encerramento e agradecimentos:
Agradecemos à belas F.Mayjo, Karla M. e ao parceirão Akio òKiller que ajudaram e muito, a vocês o nosso muito obrigado pelas traduções e conteúdo desta matéria.
Agradecemos também aos brasileiros que estão trabalhando no Japão e doaram seu tempo gravando ou scaneando as noticias em tempo record e também pelas longas horas de Skype.
Fica registrado nosso agradecimento aos Ministros & ao Imperador pelo bom senso em manter se não uma das maiores culturas mundiais "Otakus rules!" muito obrigado!

Como encerramento desta matéria eu deixo uma frase muito importante:
"- Se os Animes São Mesmo Uma Droga , Fique Constantemente Chapado, porque uma Mente bem Nutrida de Conteúdo Não Busca a Destruição do Planeta e das Pessoas ao seu Redor!"



"Não Esqueçam De Comentar Galera !!" ...^.^...

Redação : Zayne Millano Diretor da ZMTV
Revisão & Postagem : Gabrielsate
Reporters no Japão : F.Mayjo, Karla M.  Akio òKiller

4 comentários:

Unknown disse...

Eai , O que acharam dessa matéria????

Anônimo disse...

Eh neh ruim n gostei :D

Unknown disse...

AA vlws kra , vlw msm ^^ mas foi foda ai néh , vc viu a briga nossa u.u

Unknown disse...

AA vlws kra , vlw msm ^^ mas foi foda ai néh , vc viu a briga nossa u.u